segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Resenha critica do livro terra Papagalli

Para entender melhor o que o autor queria nos passar temos q voltar um pouco no tempo e entender suas linguagens.
Logo quando a professora passou esse livro eu particularmente detestei a ideia do trabalho mais após ler o livro notei alguns aspectos importantes assim como a maneira que ele nos instiga.
A história é escrita em primeira pessoa aonde Cosme Fernandes vai contando em carta destinadas ao rei (as quais nunca foram entregues) tudo o que acontecia em sua vida, desde como veio parar no Brasil até a chegada da armada de Portugal que restringe o seu comercio, a batalha de São Vicente e tudo o que acontece no Brasil naquele período.
Basicamente ele vai detalhando os acontecimentos com fatos históricos verídicos e alguns criados para tornar a historia mais gostosa de ler.

Um pouco mais (resumos)




Um pouco sobre quinhentismo



Bjoos.






Os 10 Mandamentos na atualidade.

Olá,
então em uma das minhas fuçadas diaras, vi um site em que propôs uma brincadeira com seu público. E se os 10 mandamentos fossem retratados na atualidade? Então ele pediu pra que seus leitores postassem nos comentários suas resposta e aqui irei reunir os melhores.
Não se esqueçam de dar um passadinha no site dele: https://cronicamenteinviavel.wordpress.com/2009/02/24/os-mandamentos-para-bem-viver-na-terra-dos-papagaios/


Daniel Campos, relacionou o 5º mandamentos com uma noticia de jornal: “Deputados reivindicam reajuste salarial de 25% e mais verbas para os seus salários-paletó”.
O 5º mandamento diz que os moradores dessa Terra são preguiçosos e afirma também que somos duas caras pois na frente do chefe somos uma coisa e por trás somos outra. Bom, concordo com Daniel em querer relacionar nossos políticos com o 5º mandamento.

Isaac Torres relaciona  10º Mandamento com a busca de vagas no emprego estar cada vez maior. O mandamento diz que "quem não come, é comido" portanto, essa é um Terra de pouca misericórdia, que devemos correr atrás do que queremos sem olhar pro lado, porque se não podemos ficar pra trás.


Já aberladoneto relaciona o 6º mandamento com  “Empresa sonega impostos”, o jeito brasileiro descrito por Cosmes é que sempre vamos aceitar o que nos oferecer mais presente e que não vamos ligar para a legalidade.

A mesma pessoa cita o 8º mandamento com “Homens vêem criança se afogando, mas não fazem nada”. O 8º mandamento nos descrevem como egoístas, que pouco nos importamos com o próximo, cada um por si e Deus por todos.


Bom, eu só reuni os que mais me chamaram atenção, se quiserem dar uma olhadinha no site e ver os outros comentários fiquem a vontade :)

Bjoos.

10 Mandamentos?


  • É preciso saber dar presentes com generosidade e sem parcimônia, porque os gentios que lá vivem encantam-se com qualquer coisa, trocando sua amizade por um guizo e sua alma por umas contas.
  • Quando aparecer alguma dificuldade, mesmo que seja de simples solução, é preciso fazer alarde, espetáculo e pompa, pois nesta terra mais vale o colorido do vidro que a virtude do remédio.
  • As gentes da Terra dos Papagaios são muito crentes e de fácil convencimento. Por isso, têm em alta conta os feiticeiros, os falsos profetas e vai a coisa a tanto que não há patranheiro que lá não enriqueça e prospere. E assim é, senhor, que por serem tão crédulos aqueles gentios, pode-se-lhes mentir sem parcimônia nem medo de castigo.
  • É aquela terra onde tudo está à venda e não há nada que não se possa comprar, seja água ou madeira, cocos ou macacos. Mas o que mais lá se vende são homens, que trocam-se por qualquer mercadoria e são comprados com as mais diversas moedas.
  • Desde o primeiro, são os funcionários daquela terra um tanto madraços e preguiçosos, e, se na frente de seus superiores parecem retos, quando esses lhes dão as costas, revelam-se muito astutos e só nos atendem se lhes damos algo em troca. Portanto, senhor conde, se fordes para lá não se esqueça de ser generoso com eles, pois lá as portas não são abertas com chaves de ferro, mas com moedas de prata.
  • Naquela terra de barganhas fazem muito sucesso e não há quem resista a um pequeno regalo. Por isso, é preciso dar sempre um afago aos que podem comprar, pois entre dois mercadores, naquela terra não se escolhe o mais honesto, mas o que oferece mais mimos.
  • Naquele pedaço de mundo, senhor conde, não se deve confiar em ninguém, pois se no sábado nos juram eterna fidelidade, no domingo nos enfiam uma espada pela garganta. A verdade é que lá tudo se rege pela conveniência, e sendo preciso, troca-se de bandeira como as mulheres trocam de pano em dia de regra.
  • Na terra que se chama dos Papagaios, cada um cuida de si e Deus que cuide de todos, pois pouco se faz por um irmão, nada por um primo e menos coisa nenhuma por um amigo, de modo que cada um só quer saber do seu nariz e, se alguém faz algo por outrem, é a troco de paga ou medo.
  • Naquelas paragens, quando se alevantam alguns, o melhor modo de quietá-los é dar-lhes emprego ou título, porque os daquela terra muito prezam serem chamados de senhores e não há um que troque honradez por honraria.
  • E o resumo de meu entendimento é que naquela terra de fomes tantas e lei tão pouca, quem não come é comido.
  • Olá, 
    Encima está o tão esperados "1o Mandamentos para se viver na Terra Papagalli". Os mandamentos são citados no meios das narrativas e trazem a perspectiva do narrador sobre a, até então, recém descoberta Terra Papagalli, ou Brasil como conhecemos na atualidade.
    Espero que se divertam e que isso te incentive a ler o livro.
    Bjoos.
    Fonte: 10 mandamentos da papagaiosfera - Livros e Afins http://livroseafins.com/10-mandamentos-da-papagaiosfera/#ixzz4GkVECn4j 

    Olimpíadas

    Olá,
    Então vocês assistiram a abertura das Olimpíadas na sexta (05/08/16)? Incrível, né? Admito que até eu fiquei com olhos lacrimejados e por um segundo esqueci de todos os nossos problemas, infelizmente acordei no outro dia percebendo que o feijão continuava caro e que nada ia mudar...
    Mas, o blog fala sobre o livro Terra Papagalli e enquanto eu assistia a abertura e vi eles retratando nossa história, só consegui pensar no livro.
    A abertura contou de uma forma rápida e ilustraria a nossa história com os portugueses e como se deu esse encontro, pensei comigo mesma precisamos de um evento grande pra saber de nossa história? NÃO! 
    É claro que não, nós temos uma literatura vasta que contam com detalhes sobre a nossa história. E como esse é um blog pra promover um livro, por que não ler Terra Papagalli? Saber sobre a cultura do seu país, não vai doer e não é chato, é importante!
    Eu sei que foi bonito e foi muito bonito as aberturas, mas tomem isso como um incentivo pra saber mais sobre sua história, sua cultura e suas origens!

    Bjoos.

    Teatro

    Olá,
    Dando mais uma das minhas fuçadas no google sobre o livro, encontrei um post interessante na Globo em que fala que Terra Papagalli está sendo encenada no teatro e a coincidência é que até ontem ainda estava em cartaz!
    O Bacharel da Cananéia chegou ao continente americano em uma das 13 naus comandas por Pedro Álvares Cabral (Foto: Divulgação)

    "O ano é 1500. Cosme Fernandes chega ao Brasil nas caravelas de Pedro Álvares Cabral e narra episódios de sua história a partir do contato com os nativos que por aqui viviam. Esse é o mote de 'Terra Papagalli', uma tragicomédia que mistura realidade e ficção e está em cartaz no Sesc Copacabana, no Rio de Janeiro." 


    Texto: José Roberto Torero e Marcus Aurelius PimentaAdaptação: André Vieira, Daniel Belmonte e Marcelo ValleDireção: Marcelo Vale e Danilo MoraesElenco: André Rosa, André Vieira, Daniel Belmonte e Marcelo Valle, Daniel Belmonte


    Se morássemos em Copacabana e pudéssemos voltar no tempo, eu realmente iria querer assistir a peça, dar uma boa risada enquanto conheço um pouco mais sobre minha cultura e literatura, é como matar dois coelhos com uma cajadada só, né?

    Bjoos...


    Fonte: http://especial2.redeglobo.globo.com/globoteatro/em-cartaz/public/site/show/991
    http://rioshow.oglobo.globo.com/teatro-e-danca/pecas/terra-papagalli-16052.aspx

    Resumo Falado

    Olá, esse post é para aquelas pessoas que tem o interesse de saber como é o livro, mas tem uma certa preguiça. Já postamos o nosso resumão aqui no blog, mas como diz no próprio video, vai ser uma narração para preguiçosos ouvintes.
    Achei um video, depois de estar fuçando mais coisas sobre o livro, que fala um resuminho do livro falado e ilustrado. Para quem tem a preguiça de ler, não faz mal ouvir, certo?


    Bjos, até a próxima :)

    Introdução




    Olá pessoal, tudo bem ?...Vamos falar um pouco sobre a criação deste blog. Primeiramente o blog foi criado pelos alunos: Samuel Brendo, Bruna Victória, Lorena Barreto, Lara Beatriz e Esther Santos, do colégio Sesi-Piatã no dia 1 de agosto de 2016. Bom, esse blog foi criado com o intuito de falarmos sobre o livro Terra Papagali, para expressar nossas opiniões sobre o livro, fazermos análise critica e claro, sempre que possível responder as suas perguntas. Esperamos que gostem do nosso blog. Bjoos.

    Resumo

                                                                               Resumo de Terra Papagali.







    Cosme Fernandes foi para um Mosteiro ,(por causa das pessoas de Lisboa que estavam duvidando das crenças de seus pais ,daí pra provarem ao povo que não eram judeus e mandaram seu filho para o mosteiro) , onde o ensinaram religião , latim e filosofia . Depois de um tempo por ser o melhor aluno da classe em latim ganhou um passeio ao qual tirou a honra de uma mulher e declarou o seu amor por a jovem Lianor , voltou ao mosteiro e o padre o chamou acusando-o de cometer um pecado , Cosme se desesperou e confessou tudo , tentando ao maxímo defender Lianor , falando que era tudo culpa dele ,que  havia se aproveitado de sua inocência, mas a acusação era de que ele havia comido um biscoito escondido. Cosme Fernandes foi espancado e mandado pra cadeia onde conheceu seus colegas de cela e logo foram mandados a uma viagem super perigosa as índias. Vários homens pegaram doenças e ao passar de dias na viagem a alto mar chegaram a uma ilha desconhecida ao quais habitavam os índios , após ganharem a confiança deles o capitão resolveu deixar alguns desgredados em ilhas para conhecer a lingua e fazer amizade com os naturais. Ao passar dos anos se acostumaram com uma vida boa e cheia de mulheres para satisfaze-los , Cosme teve que sair da terra dos papagaios para construir sua vida em outro lugar ,ele cria um novo povo  que dá o nome de cananeia . Após conseguir muitos bens inclusive escravos é roubado por seu velho amigo o lopo de pina que fugi-ra de volta a portugal e se torna-ra o conselheiro do rei , lopo de pina sugere ao rei reogarnizar o brasil e ele retorna com soldados , organizando o lugar em vilas, se sentindo muito traído cosme mata lopo de pina e o come juntos com famintos . Como uma vez Lopo de pina disse ´´quem não come ,é comido´´.
    Hummingbird